6 passos para lançar produtos do zero!

Siga esses passos e tenha sucesso na sua coleção de produtos universitários!

Lançar uma coleção de produtos do zero requer uma séria de atividades pré, durante e pós-produção que muitas vezes são negligenciadas e acabam afetando o resultado das vendas. Por isso o objetivo deste artigo é apresentar o passo a passo ideal para um lançamento de produtos universitários bem sucedido! 


Para criar uma coleção do zero é preciso elencar alguns pontos principais, que são:

1. Planejamento e cronograma
2. Desenvolvimento de Design
3. Cotação de preços e fornecedores
4. Cadastro na Cheers e Divulgação
5. Produção e Logística
6. Entrega e Pós-Venda

Estes são os tópicos que merecem a atenção de quem está à frente da organização do lançamento de uma coleção universitária. Entenda mais sobre cada etapa, a seguir.

Planejamento e cronograma

A primeira etapa é a concepção do que será produzido na coleção. Esse é o momento de definir o que será feito, quem serão os responsáveis e em qual prazo.


Monte sua equipe

Ninguém organiza uma coleção inteira sozinho. Por isso, é fundamental contar com uma equipe capacitada e distribuir as responsabilidades entre o time de produto, designers, marketing, entre outros membros se necessário.


Rodada de Ideias

Para definir o que será produzido, é preciso identificar quais modelos fazem o gosto do público e se aquele produto realmente seria consumido. Reúna sua equipe e façam um Brainstorming sobre tudo que pensaram para essa coleção.

Montamos uma lista de perguntas para serem respondidas nesse momento, confira:


  • Qual será o tema da coleção?
  • O que está em alta no momento?
  • Quais são os produtos que desejam produzir?
  • Dentre os produtos escolhidos, o que é mais viável e lucrável?
  • Se houve coleção anterior, quais foram os erros e acertos que podem ser corrigidos agora?
  • O que podem inovar? Qual produto ainda não foi produzido?

Para bater o martelo na escolha dos produtos, leve em consideração:


  • Variações climáticas da sua região;
  • Se é uma coleção para jogos ou para algum evento específico;
  • Se já existe mais de um produto da mesma categoria que cumpra funções iguais e possam ser concorrentes nas vendas. Por exemplo dois acessórios para a cabeça.


Após essa etapa, leve as sugestões para as redes sociais e colha opiniões do público em enquetes e votações para identificar quais produtos tem mais aceitação. Essa interação direta nas redes sociais promove a participação ativa da comunidade e fornece insights valiosos para ajustar e aprimorar ainda mais a coleção.


Cronograma

As etapas que envolvem por a mão na massa, precisam ser muito bem planejadas para não haver atrasos na entrega e nem surpresas ruins.
Por isso um cronograma é fundamental para essa organização. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa fase:

  • Iniciar o processo de lançamento de coleção com no mínimo 2 meses de antecedência;
  • Organizar por tarefas todas as atividades que precisam ser concluídas até a entrega dos produtos;
  • Definir prazos e responsáveis para todas as tarefas.

Desenvolvimento e design

Depois de definir os produtos e o tema da coleção é hora de desenvolver o design de cada um. Oferecemos templates personalizáveis, (mais conhecidos como mockups) que podem te ajudar nesse processo,

Os mockups são representações visuais de como um produto final ou design irá parecer na realidade. Eles são usados para dar uma prévia visual e servem como templates para facilitar a construção do design. 

Lembre-se de utilizar referências e estar alinhado com tema principal da coleção nessa etapa. 

Cotação de preços e fornecedores

Para otimizar os recursos financeiros e assegurar que o preço final ficará justo, a cotação de preços entre diferentes fornecedores é uma boa estratégia para conciliar qualidade e economia.

E para te ajudar nessa busca nós temos o Cheers Supply, um serviço totalmente gratuito onde selecionamos os melhores fornecedores do mercado no menor custo.  Clique aqui e solicite o seu orçamento!

Separamos uma lista de tarefas para fazer durante esse processo:

  • Verificar fornecedores que disponham dos produtos desejados;
  • Enviar design para os fornecedores para ver se é possível adequar aos modelos de produtos;
  • Solicitar peça piloto para verificar se o material é de qualidade e se as cores e design estão de acordo.

Cadastro na Cheers e divulgação

Com o design pronto e fornecedores garantidos, é hora de cadastrar os produtos na Cheers!

A plataforma permite que façam o monitoramento completo das vendas com: 

  • Controle de pedidos e entregas
  • Vendas disponíveis 24 horas por dia
  • Formas de pagamento facilitadas
  • Relatório de pedidos de produtos pronto para enviar aos fornecedores e muito mais!

Para divulgação, utilize plataformas online, redes sociais e outros canais para criar expectativa em torno da coleção que está por vir. Mas não se esqueça de ser fiel aos produtos que serão entregues e utilize imagens em boa qualidade que se aproximem ao máximo do resultado final.

É importante manter uma comunicação clara com os clientes durante o processo para garantir uma experiência positiva. Informações como prazo de entrega, local de retirada, onde comprar e quais serão as formas de pagamento são cruciais para o cliente final.

Produção e Logística

Com a lista de pedidos em mãos, esse é o momento de enviar para os fornecedores.

Estabeleça bem os prazos de produção e logística e permaneça em contato com fornecedor durante toda a confecção dos produtos para garantir que saia como o combinado.

Entrega e Pós-Venda

Cumpra os prazos de entrega estabelecidos e esteja disponível para possíveis dúvidas que possam surgir. Após a entrega, solicite feedback dos clientes e ajuste os processos conforme necessário para futuras coleções.


A ordem dos passos pode ser adaptada conforme as necessidades específicas da sua entidade. Em situações, por exemplo, de produtos a pronta entrega, a fase de produção precederia a etapa de divulgação.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil e ajude a sua entidade a chegar cada vez mais longe! 
🚀


Amanda Torreal
Amanda Torreal

Marketing de Criação


Escritora

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

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