COMO CALCULAR OS CUSTOS E DEFINIR OS PREÇOS DE LOTE DO SEU EVENTO

Defina todos os custos e defina o preço do seu ingresso!
Cheers blog

Como FAZER O ORÇAMENTO PRÉVIO DO SEU EVENTO

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.

Pensando nisso, apresentamos para você uma estrutura de custos que além de evitar esse problema, vai economizar muito do seu tempo na hora de planejar os custos e investimentos do seu evento.

Mas antes, se você ainda não conferiu a nossa matéria sobre a concepção do seu evento, recomendamos fortemente que leia, pois ela é um passo anterior e essencial para a continuidade desse tema.

Ao final, você aprenderá a:

- definir todos os tipos de custo do seu evento

-definir seu ticket médio

-Definir a quantidade e preços dos lotes

A partir de agora, aproveite nosso conteúdo direto ao ponto e sem enrolações! Vamos falar sobre os 7 tipos de custos presentes nos eventos universitários!

Os 7 tipos de custo/investimento do seu evento!

1.Atração
2.Bar
3.Locação
4.Estrutura
5.Marketing
6.Serviços
7.Outros


Com todas essas categorias em mente, fica difícil deixar algo para trás! A partir delas, é possível definir também suas subcategorias, como por exemplo (Serviços: Fotografia, seguranças…)

Antes de tudo, é importante lembrar de sempre jogar os preços em um cenário pessimista, para sempre trabalhar com uma margem de segurança e evitar problemas lá na frente. Agora bora falar sobre cada um deles!

1. Escolhendo as atrações

Primeiro de tudo, vamos falar das estrelas do seu evento, as atrações!

Os artistas escolhidos dependerão muito do seu público escolhido e da quantidade de pessoas estimada e do tipo da festa, o que guiará muito essa etapa será a concepção do evento. É interessante lembrar que dependendo do artista escolhido, as outras categorias podem alterar, como local, estrutura e serviços prestados, por exemplo.

Uma dica aqui é estipular um valor para atrações que cabe no seu orçamento e procurar a partir daí, sempre lembrando do seu tipo de público.

Para entender mais sobre, separamos uma matéria exclusiva para você sobre como escolher suas atrações.

2. A parte que todos mais gostam, o Bar!

Aqui deverá ser decidido qual será o esquema do bar da festa, se será bar pago ou Open Bar. Essa informação é extremamente relevante não apenas para definir a quantidade e custo das bebidas, mas também é a chave para se trabalhar com o seu tipo de público e consequentemente com sua equipe de marketing.

O tipo de bar é um dos principais determinantes do preço dos ingressos, o open bar encarece seu ingresso, mas pode ser muito atrativo para seu público. O bar pago por sua vez deixa seu ingresso mais barato, mas pode não ser um grande atrativo. Tudo dependerá de qual vai ser sua estratégia para obtenção de renda e divulgação.

Se o seu público gosta de open bar e está disposto a pagar mais caro por isso, esse poderá ser seu esquema de bar, e o seu marketing deve enfatizar isso para atrair cada vez mais o seu público.

Um ponto importante a ser destacado é que quando você escolhe o open bar, é que o custo das bebidas entra no orçamento prévio, e quando você escolhe bar pago, não entra no orçamento prévio, pois será um custo variável nesse caso.


3. Locação

A locação pode ser uma das principais limitações do seu evento, dependendo da cidade. Ver com antecedência é essencial para guardar o local de acordo com a data e transformar seu orçamento em orçamento definitivo. Além disso, fatores como: O local é aberto ou fechado?; Que tipos de estrutura contém? Precisa de banheiros químicos? são muito importantes para deixar seu orçamento mais preciso e não ter surpresas depois.

Saiba tudo sobre o espaço do seu evento na nossa matéria sobre como escolher o local ideal.

4. Estrutura

Essa parte compõe uma boa parte do que o seu evento precisa para funcionar bem, e está muito atrelado ao local, bar e atrações escolhidas.

Dependendo do local escolhido, muito da estrutura pode já estar incluso, é muito bom que isso seja sempre avaliado para evitar trabalho e custos excessivos.

Dentre as principais estruturas presentes nos eventos, podemos citar: Palco, som e iluminação, banheiros, barreiras, estrutura presente nos bares, tendas, eletricidade, água encanada e dentre outros.

Para deixar mais fácil para você, preparamos uma matéria exclusiva, para você nunca mais errar no local.

5. Serviços do evento

Os serviços servem para que tudo possa funcionar e para contornar a falta de alguma estrutura.

Geralmente, os serviços envolvidos em um evento são: Pessoas para trabalhar nos bares, pessoas para trabalhar na portaria, Staffs, assistentes de palco, seguranças, fotógrafos e equipe de filmagem, bombeiros, tenda do acolhimento, enfermeiros, praça de alimentação, vendedores de produtos e dentre outras possibilidades.

Para saber quais serviços já deveriam estar fechados para o seu evento, acesse nossa matéria exclusiva sobre serviços.

6. A alma do evento, o Marketing!

O marketing é muitas vezes subestimado, mas é o grande responsável pelas suas vendas, não adiantaria nada fazer um open bar de respeito com uma atração aclamada se ninguém do seu público ficar sabendo.
Se sua entidade ou empresa possui uma boa equipe de marketing, capaz de desenvolver uma identidade visual e plano de divulgação do seu evento, você pode estar no caminho certo e ainda evitar custos.

Mas, dependendo do porte do seu evento e da capacidade da sua equipe, contratar uma agência de marketing pode ser um grande diferencial.


7. O que sobrou? São outros!

Categoria outros serve para manter a segurança do seu orçamento, quanto menor for sua certeza dos valores indicados nas outras categorias, maior deverá ser o valor disponibilizado para custos que ainda não são conhecidos, mas que poderão ocorrer.

Com isso, você também pode utilizar essa categoria como um indicador de certeza, quanto menor for seu valor de "outros", maior será sua certeza dos demais valores.

Já Tenho tudo, e agora?

Pronto, agora você tem o orçamento prévio do seu evento, as coisas estão caminhando bem, mas não param por aí! Agora devemos fazer nossa projeção de vendas e projeção de preços e quantidades de ingressos por lote.

Mas antes de tudo, vamos começar com um exemplo simples de orçamento de tudo que falamos até agora, que vai ajudar a entender os próximos passos.

Para dar continuidade, devemos dividir o valor total pela quantidade de pessoas estimada (lembrar de reduzir um pouco para manter margem de segurança)

Depois de fazer essa conta simples, você vai ter o seu Ticket médio do seu ingresso, que mostra o preço mínimo que as pessoas deverão pagar para arcar com todos os custos, ou seja, a média do preço do seu ingresso.

No exemplo citado, teremos que dividir o total (48.000 reais) pelo número de pessoas (1200). Assim, o Ticket médio seria de 40 reais.


O próximo passo é definir os lotes, aqui é importante lembrar que a média dos preços dos lotes deverá ser igual ou superior ao seu ticket médio.

A precificação do seu lote promocional, ou 1º lote vai de acordo com a proposta de valor que você criou, e o feeling que você tem do seu evento. Por exemplo, se a divulgação está sendo comentada, muitas pessoas estão interessadas, você pode ter mais confiança em determinar o preço que você acha que vale.

Para exemplificar tudo, vamos ilustrar com exemplo exposto.

Ao final, podemos perceber que o ganho total é superior ao orçamento prévio, o que indica que seu evento consegue arcar com todos os custos.

Se o orçamento prévio for maior do que os ganhos totais estimados, você deverá cortar alguns custos, aumentar os preços dos ingressos ou remanejar as quantidades disponíveis por lote.


Agora que você já tem o conhecimento sobre os tipos de custos/ investimentos e como definir as quantidades e preços dos seus lotes, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Não deixe de conferir também o vídeo explicativo! com o sócio fundador da Cheers Daniel Paulatti

Image Description
Daniel Paulatti

Sócio fundador da Cheers


Autor
Image Description
Leonardo Andrade

Diretor de conteúdos na Cheers


Escritor

Uma planilha gratuita para seus eventos

Agora que você já tem o conhecimento sobre os tipos de custos/ investimentos e como definir as quantidades e preços dos seus lotes, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Para deixar tudo muito mais fácil para você, vamos disponibilizar uma planilha totalmente gratuita para definir o seu orçamento prévio e todos os pontos discutidos acima! Nós da Cheers desejamos um ótimo evento e estamos sempre à disposição!
BAIXAR PLANILHA

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.