Atlética endividada: como sair dessa?

Cheers blog

Saiba como prevenir situações como essa

Atire o primeiro troféu quem nunca conheceu – ou pelo menos ouviu falar que – uma organização universitária ficou endividada.

Nas salas das atléticas, pelo menos algum membro vai ter alguma história para contar… e das mais cabeludas.

Por isso que nesse post iremos trazer algumas dicas para que você e sua entidade do coração não passem por isso! 

A origem do problema

A verdade precisa ser dita: uma má organização aliada ao caráter duvidoso de alguns envolvidos estão entre os principais motivos… Aquele coleguinha sem noção que quer tirar vantagem e acaba prejudicando todo o time, sabe?

Os eventos que não alcançam o sucesso esperado também podem se tornar uma grande dor de cabeça para a gestão. E, cá entre nós, dá trabalho superar o flop de uma festa que teve semanas e mais semanas de preparação.

Para além de uma eleição rigorosa dos diretores e investimento na divulgação de festas, o mais importante é pensar em todas essas questões desde o surgimento e início da entidade. Afinal, nem tudo é previsível, não é mesmo?

Ideias para executar

O ponto de partida deve ser a “profissionalização” desse processo (já que hoje em dia as atléticas funcionam quase como uma empresa), além de acabar com a possibilidade de tirar dinheiro do bolso de algum membro para alguma demanda.

Uma boa forma de cumprir com esse objetivo é criar um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), trazendo mais transparência aos envolvidos e credibilidade para negociações da associação.

É importante, também, ter um planejamento anual de orçamento. Levando em conta os custos para participação em campeonatos, a compra de materiais e equipamento esportivos e uniforme para os atletas, por exemplo.

Os rolês precisam de uma boa cotação de valores para aumentar a margem de lucro sem perder a qualidade, e até mesmo contar com parcerias de outras organizações para engajar o público e alcançar ainda mais pessoas. Descubra como realizar a cotação dos seus eventos clicando aqui!

Não poderíamos deixar de mencionar a venda de produtos, que não deve ser pensada segundo os gostos pessoais de quem está desenvolvendo os kits, mas sim de forma estratégica. Saiba quais são os produtos. universitários que mais vendem clicando aqui!

Vale considerar tanto encomendas passadas, como observar o que outras associações estão fazendo nesse segmento. Sem falar na importância de encontrar um bom fornecedor e garantir que sua atlética não leve prejuízo, né?!

Se você quer encontrar o fornecedor ideal e economizar na sua produção,  clique aqui!

Use uma plataforma feita para Atléticas!

Um dos suportes da Cheers, que oferece solução administrativa e de gerenciamento para empresas e entidades acadêmicas, é uma aba financeira para acompanhar o fluxo de caixa!

Os usuários conseguem registrar e acompanhar toda a movimentação de entradas e saídas da conta para cada situação desejada. É possível criar categorias de gastos e receitas de forma personalizada, tal como “Eventos” e “Produtos” separadamente

Apostar nesse uso da plataforma é uma boa opção para guardar e manter seu dinheiro seguro, sacando os valores específicos quando necessário



Acompanhe um Case de sucesso!

No episódio 02 do Atleticast, representantes da Monetária UFU tiveram um bate-papo financeiro com a gente

Eles compartilharam um pouco mais sobre a organização interna e os cuidados que tomam com o caixa da atlética

Cronograma bem estabelecido para venda de produtos, boa estruturação do borderô de eventos e autonomia da diretoria financeira são algumas ações que mantém um bom fluxo monetário

Gosta desse tipo de tema? Conheça o Atleticast

O ATLETICAST é o podcast com a conversa mais insana que você vai ouvir — igual àquelas fofocas nos jogos e no pós rolê, um bate papo entre amigos.

Nascemos da necessidade de mostrar pro mundo o trampo que é ser universitário e relatar as mais diversas experiências que vivemos durante a faculdade, de forma leve e descontraída.

O que faz nosso coração acelerar é a vontade de levar entretenimento e informação para os mais de 15 MILHÕES de estudantes do Brasil, fazendo uma imersão no mundo universitário e gerando muito network entre a gente! Gosta desse tipo de assunto? Acesse nossos episódios!


Acompanhe o Atleticast nas principais Plataformas!

Image Description
Bruna Castro

Jornalista do Atleticast


Escritora

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.