4 ideias de eventos que você pode criar para sua entidade

Quer ter mais ideias para inovar em seus eventos? Confira agora 4 tipos de eventos realizados por alguns de nossos clientes.
Cheers blog

Esse vai ser o ano da sua entidade, a Cheers está sentindo!


Só para garantir que estamos sentindo certo, que tal aproveitar a vibe de ano novo, coisas novas para se inspirar em criar o planejamento dos seus eventos desse ano?

A fim de te ajudar listamos quatro dos principais tipos de eventos feitos no mundo universitário nos últimos tempos para te dar insights (ideias) de como decidir qual o melhor formato de evento para suas datas reservadas no calendário. Aproveitamos e também apresentaremos exemplos de cada um desses formatos que deram super certo.

Dá para perceber que desse post você não sai sem ideia, né?

Ideias de tipos de eventos que você pode criar para sua entidade

1. Sunsets

Para aquela entidade que deseja fazer um rolê diurno para a galera da faculdade, as Sunsets são ideais para você. Como o próprio nome diz, são eventos que acontecem durante o pôr do sol. Esse tipo de evento normalmente começa pela manhã ou pelo começo da tarde e se estende até o anoitecer. É bem comum nesses eventos acontecerem dinâmicas e ativações que não aconteceriam em festas noturnas, como por exemplo, brinquedos infláveis, jogos etílicos que envolvam água ou frutas, piscininhas infláveis e até mesmo jogos de modalidades dependendo do espaço alugado. O melhor desse evento é que se a criatividade de quem está planejando o evento permitir, pode ser um rolê bem temático que ficará marcado na memória da galera.
Um exemplo de Sunset que soube trabalhar bem a temática do evento foi a “Operação Lava-Jato” de 2022 da Atlética Mafiosa da UFG. Se tratando de ser uma atlética do curso de Direito, fizeram questão de brincar com o tema em vários pontos da festa. Além da tradicional cadeia que só liberava o preso se beijasse alguém, fizeram um escorregador inflável que caía direto na água, fizeram também a dinâmica do polícia ladrão entre atléticas, produziram máscaras de políticos presos para a galera usar e em alguns momentos serviam bebida em arminhas de água.

2. Cervejada

Dependendo de onde você esteja no Brasil, você pode conhecer esse tipo de festa de um jeito. Alguns conhecem como choppada, outros como cervejada, outros como revoada, outros como rock, outros como balão, outros como rolê. Em resumo, esse tipo de festa acontece no período noturno e corre madrugada a solta. Esse tipo de festa é marcado por um investimento maior em atrações, LED, som e um menor investimento em decoração. Quanto a modalidade da bebida e as bebidas em si depende da atlética: ela pode ser uma festa open várias coisas ou um rolê só de ficha. A experiência da festa se resume em curtir os sets dos DJ’s com a galera, beber aquela bebida duvidosa até dizer chega e perambular pelo local para descobrir os conhecidos (e desconhecidos) que estão na festa. Talvez por experiência da redatora, vulgo eu, diria que são os rolês mais caóticos que se pode ir (aceito convites rs).

Um exemplo de cervejada que sabe trabalhar bem essas questões é a “Puc In Rio” da Católitos da PUCPR. A última edição que ocorreu em setembro de 2023 contaram com 7 horas de open bar, 3 atrações nacionais (sendo elas WC no Beat, Gaab e Luccas Carlos), 3 DJ’s regionais confirmados acompanhados de uma boa estrutura de som e iluminação no Jockey Club da cidade.

3. Campeonatos

Esse tipo de evento é para aquelas entidades que amam aquele climinha saudável (rs) de jogos e ainda sim deseja que seus atletas ganham experiência jogando com outros atletas. Esse tipo de evento pode ser interno ou externo, ou seja, pode ser atletas da mesma entidade jogando contra si ou atletas de uma entidade jogando contra outras. Normalmente esse tipo de evento tem um custo menor do que os outros tipos de evento porque normalmente podem acontecer em lugares sem custo (como na própria faculdade ou lugares públicos) ou então em locais particulares com várias quadras. No caso de lugares particulares, um jeito de arcar com esse custo seria cobrar uma taxa de inscrição dos atletas que participarão do campeonato. Como o foco são os jogos, uma caixa de som é o suficiente para animar a galera durante os intervalos.
Porém algo muito importante que não se pode esquecer é de ver se o local tem bebedouros a disposição e alimentação perto para o pessoal se alimentar quando bater aquela fome.

Um exemplo de campeonato muito legal de conhecer é a Copa Engenharia da LEU (Liga das Engenharias da Unicamp). É um campeonato das engenharias da Unicamp que ocorre em um final de semana do segundo semestre onde contam com 19 modalidades divididas em feminino, masculino e absoluto para competição: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, xadrez. A premiação varia a cada ano a depender dos parceiros da entidade, mas troféus e medalhas sempre são garantidas.

4. Eventos com finalidade beneficente

Esse tipo de evento normalmente não tem padrões, mas tem o mesmo objetivo: arrecadar dinheiro ou alimentos para ajudar uma causa social. Tem entidades que realizam jogos e determinam que a inscrição dos atletas é com base em doação de alimentos; tem entidades que fazem festa e determinam que todo o dinheiro arrecadado será doado; tem entidades que montam um evento para um público necessitado para realizar checkups na saúde (medir pressão, fazer testes rápidos para diagnosticar alguma doença, medir o quanto de açúcar tem no sangue, etc) ou voltados a beleza (massagem, design de sobrancelha, limpeza de pele, corte de cabelo, etc); tem entidades que eventos online (lives) para vender rifas para arrecadar para alguma entidade, entre outros.
Um evento beneficente recente que aconteceu e é um exemplo genial para vocês terem como inspiração é a “Operação Natal” organizada pela Atlética Magnata da UFG em dezembro de 2023. Sendo uma festa noturna, eles venderam ingressos e solicitaram doação de alimento para a entrada. Afim de arrecadar o máximo possível, durante as vendas criaram pontos de doação de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis pela faculdade. Além disso, para atrair o maior público possível tiveram o apoio dos maiores DJ’s da cidade para tocar durante o evento. Assim, puderam levar todo o lucro da festa junto com o espírito de integração, alegria e diversão para muitas famílias no natal.

A arrecadação que conseguiram resultou em um evento em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em doenças Infecciosas com ênfase nas IST/HIV/AIDS (Nuclaids), onde realizaram a testagem rápida para hepatite B,C, Sífilis e HIV na população do bairro escolhido, fizeram educação em saúde, distribuíram 150 cestas básicas e kits de higiene, contrataram pula-pula, algodão doce e pipoca para as crianças.


Vocês já conhecia todos esses tipos de eventos? Tem algum outro tipo de evento que você conhece e deixamos de colocar? Conte para gente nas redes sociais.

Gabriela Rapp
Gabriela Rapp

Marketing de Conteúdo


Escritora

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.