COMO CAPTAR RECURSOS E PATROCÍNIOS PARA A ATLÉTICA

Aprenda a jogar com grandes parceiros e aumentar as oportunidades da sua Atlética
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FECHE SEU PRÓXIMO PATROCÍNIO COM PASSOS SIMPLES

Assim como você, sabemos que a captação de recursos e patrocínios para a atlética pode ser um desafio! Entender quais marcas, empresas e estabelecimentos valem a pena e convencer esse pessoal a confiar em você não é uma tarefa simples, mas estamos aqui para ajudar você a se organizar e ter mais sucesso nas suas propostas. Na matéria de hoje, vamos compartilhar estratégias eficazes para impulsionar sua captação de recursos e atrair patrocinadores valiosos! Aqui você vai conferir:


  • Como mostrar o valor da sua Atlética
  • Como definir metas e objetivos para os patrocínios
  • Como mapear os patrocinadores
  • Como abordar as empresas

Então vamos para as dicas! Em poucos minutos você estará mais preparado para fechar seu próximo patrocínio!



Conheça o seu Valor

Antes de iniciar sua busca por patrocínios, é importante ter uma compreensão clara do valor e do potencial da sua Atlética ou entidade acadêmica. Avalie suas conquistas esportivas, como títulos, recordes ou participações em competições de destaque. Considere também o engajamento da comunidade estudantil com suas atividades e eventos. Além disso, reflita sobre os valores e princípios que sua entidade representa, como trabalho em equipe, liderança e comprometimento. Ao entender seu valor, você estará preparado para comunicar esses aspectos de maneira convincente aos potenciais patrocinadores.

Além disso, ter uma apresentação em slides ou um material atrativo para ser enviado para as empresas vai fazer toda a diferença e agregar muito mais valor do que um texto no WhatsApp. Já deixe a diretoria de marketing ciente sobre isso!

Defina Objetivos Claros

Estabeleça metas específicas para sua captação de recursos e patrocínios. Determine o montante financeiro necessário para financiar suas atividades, como uniformes esportivos, equipamentos, viagens para competições, entre outros e apresente de forma clara na sua proposta.

 Além disso, defina o tipo de apoio que deseja obter, como patrocínio em dinheiro, doação de produtos ou serviços, parcerias estratégicas, entre outros. Ter metas claras ajudará a direcionar seus esforços e a desenvolver estratégias eficazes para atrair patrocinadores, além de também facilitar o entendimento por parte das empresas, que na maioria das vezes, não sabem como uma atlética realmente funciona, e do que precisa.


Pesquise e Identifique Parceiros em Potencial:

Realize uma pesquisa  para identificar empresas, marcas locais e organizações que estejam alinhadas com os valores e interesses da sua atlética.

 Procure empresas que tenham afinidade com o esporte, educação, saúde ou qualquer outro aspecto relacionado à sua entidade. Além disso, considere a reputação e o alcance dessas marcas, bem como possíveis conexões com ex-alunos ou membros da comunidade universitária. Ao identificar os parceiros em potencial, você estará focando seus esforços em abordar aqueles que têm maior probabilidade de se interessar em apoiar sua entidade.

Não faz sentido fechar várias parcerias apenas pelo número, elas precisam dar um apoio válido para a sua atlética.

Elabore uma Proposta de Patrocínio personalizada

Ao abordar potenciais patrocinadores, é essencial ter uma proposta personalizada e atraente!

 Comece pesquisando sobre a empresa ou marca, entendendo seus valores, missão e objetivos de negócio. Em seguida, destaque como a parceria com sua atlética ou entidade acadêmica pode agregar valor à marca do patrocinador. Ofereça diferentes níveis de patrocínio (Bronze, Prata, Ouro) com benefícios exclusivos, como exposição da marca em eventos esportivos, reconhecimento nas redes sociais, logotipo em uniformes e materiais promocionais, entre outros.

 Mostre como a parceria pode alcançar o público-alvo do patrocinador e como essa associação pode fortalecer a imagem da empresa. Seja criativo e demonstre claramente os benefícios mútuos da parceria.

Seguem alguns exemplos do que sua atlética pode oferecer para os patrocinadores:

  • Divulgação nas redes sociais
  • Divulgação dentro da universidade
  • Logotipo nos uniformes, bandeirão e etc
  • Clube de vantagens
  • Ativações em festas
  • Produção de conteúdo




Demonstre Transparência e Profissionalismo

Uma das preocupações dos patrocinadores é garantir que sua entidade acadêmica seja bem gerenciada e transparente. Certifique-se de ter uma estrutura organizacional sólida, com processos claros para a gestão de recursos financeiros e materiais, com planejamento, projetos e eventos interessantes. Infelizmente, sabemos que muitas empresas não vem as atléticas com bons olhos, por serem formadas por universitários em sua maioria, então manter uma comunicação aberta e transparente com os patrocinadores pode ser a chave para ganhar a confiança que você precisa.

Com essas estratégias, você estará preparado para impulsionar sua captação de recursos e atrair patrocínios valiosos para sua atlética ou entidade acadêmica. Lembre-se de comunicar seu valor, estabelecer metas claras, pesquisar e identificar parceiros em potencial, elaborar propostas atraentes, demonstrar transparência e profissionalismo, e explorar diferentes fontes de captação de recursos. Com determinação e planejamento adequado, sua entidade acadêmica alcançará novos patamares e terá recursos para oferecer experiências memoráveis para seus membros. O sucesso está ao seu alcance!

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Leonardo Andrade

Diretor de conteúdos na Cheers


Escritor

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