Cheers blog
A vida universitária é muito mais do que parece
Um lugar para morar representa mais do que ter um quarto, um banheiro, uma cama e uma mesa para estudar ao longo dos próximos quatro ou cinco (ou mais, rs) anos.
A gente tenta escolher uma opção perto do nosso bloco ou ‘facul’, que seja mais em conta, que não dê dor de cabeça com contrato, e por aí vai… Já sei: uma República!
Hm… mas será que vale a pena? Continue lendo para descobrir.
Como funciona uma república?
Casas grandes, geralmente com dois andares, diversos quartos, alguns móveis mais antigos espalhados, um cantinho da bagunça e um grande espaço livre para juntar uma galera considerável… Muito formal essa descrição?
Uma casona, em que cabem várias pessoas para morar e para fazer um rolê, às vezes têm umas caixas de bebidas que sobraram de uma festa e geralmente existe um cantinho que tem história, rsrs…
Quem conhece uma Rep de perto sabe bem do que eu estou falando: esses lugares têm história e não é à toa, tudo fruto da união e popularidade no meio universitário.
Eles são reconhecidos por acolher pessoas de diferentes cursos, jeitos e lugares e integrar todo mundo em uma grande família!
Quando alguém tem interesse em se mudar para uma república, é comum passar uns dias em cada uma delas para ver com qual a pessoa mais vai se identificar e de qual gostaria de fazer parte! Sem falar nas preferências dos colegas de quarto: Rep masculina, feminina, mista…
O inverso também é válido: os moradores sentem a vibe do pessoal para ver se deu ‘match’ ou se fica para uma próxima (risos), afinal cada entidade tem suas próprias características, organização interna e identidade comum entre os membros!
Festas e Integração
Se engana quem pensa que os rolês são apenas para curtição desse pessoal: os universitários sabem que é uma boa estratégia para arrecadar grana.
Com as repúblicas não é diferente, a vantagem é que eles têm um espaço próprio para lucrar fazendo sua própria festa, ou ainda alugando para outros interessados em fazer uma calourada ou HH, por exemplo.
A rede de relacionamento é tamanha que alguns eventos são feitos em outros ambientes — ainda maiores, específicos para isso e tudo mais — para dar conta de toda a adesão do público. Ou seja, ponto positivo para a integração!
Falando sobre integrar, as Reps também se envolvem na recepção dos bixos e costumam ser especialistas em fazer trotes — algumas ainda prezam pelas tradições universitárias, como a hierarquia entre novatos e veteranos.
Desde que tenha respeito e consentimento mútuo entre os envolvidos, tá tudo certo!
“Minha Rep, Minha Vida”
No episódio #12 do Atleticast, a República Santa Casa veio compartilhar suas experiências mais marcantes — e, claro, engraçadas — com o público!
Para além de dar risada e se impressionar com histórias inusitadas, assistir esse episódio é emocionante… Então prepara o lencinho e abre o coração, porque acompanhar essa conversa vale a pena!
A empolgação desses meninos provou que uma república é muito mais do que um lugar para morar enquanto faz faculdade fora de casa, e sim um lar onde amizades surgem para a vida toda <3
Gosta desse tipo de tema? Conheça o Atleticast
O ATLETICAST é o podcast com a conversa mais insana que você vai ouvir — igual àquelas fofocas nos jogos e no pós rolê, um bate papo entre amigos.
Nascemos da necessidade de mostrar pro mundo o trampo que é ser universitário e relatar as mais diversas experiências que vivemos durante a faculdade, de forma leve e descontraída.
O que faz nosso coração acelerar é a vontade de levar entretenimento e informação para os mais de 15 MILHÕES de estudantes do Brasil, fazendo uma imersão no mundo universitário e gerando muito network entre a gente! Gosta desse tipo de assunto? Acesse nossos episódios!
Acompanhe o Atleticast nas principais Plataformas!
Já conhece a maior rede universitária do Brasil?
Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!