ESSAS PRÁTICAS VÃO FAZER SUAS VENDAS BOMBAREM!

Como escolher pessoas e tomar as medidas certas para movimentar suas vendas
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Saber se o seu evento vai vender ou não é um dos maiores medos de qualquer produtor de eventos! E se você está preparando tudo para o seu evento universitário nesse momento, você sabe muito bem o que é passar por isso, e nós também!

Aquela incerteza de que suas metas de venda serão atingidas pode até tirar suas horas de sono, mas, com boas práticas e planejamento adequado, podemos te garantir que tudo ocorrerá bem!

Mas antes de já querer sair vendendo seus ingressos por aí igual louco, além de conferir essas boas práticas, você deve ter alguns passos já definidos, como a concepção do seu evento e a definição dos preços do seu ingresso para cada lote.

Se você ainda não passou por esses passos, recomendamos fortemente que volte um pouco e leia essas matérias, elas vão te ajudar muito a dar continuidade aqui, prometemos que vai ser bem rápido de ler!

Mas se você já é uma pessoa adiantada e deixou tudo isso certo e planejado, você está pronto para destrinchar todo o seu processo de vendas! Nessa matéria, você vai aprender a:

  • Como organizar sua equipe de vendas
  • Como definir e destrinchar suas metas de venda
  • Como recrutar promoters
  • Como manter seus vendedores motivados
  • Dicas de bonificação e controle

Com tudo isso em mente você estará pronto para vender um absurdo de ingressos, fazer sua festa valer a pena e acima de tudo, dar vida aos demais projetos da sua entidade! Então sem mais enrolação, bora para o conteúdo!

Divulgação vs Movimentação

A etapa das vendas de qualquer evento pode ser dividida em duas partes, a divulgação e a movimentação.

"O que não é visto não é lembrado", ou nem sequer chega a ser conhecido, então se você quer que as pessoas vão ao seu evento, precisa garantir que elas fiquem sabendo de todas as informações com clareza!

A sua divulgação é tudo aquilo que engloba o seu lançamento, identidade visual, templates, redes sociais e tudo aquilo que vai fixar seu evento na mente das pessoas.

Para aplicar essa parte com eficiência e garantir uma das principais atividades do seu evento, recomendamos que acesse nossa matéria sobre produção e vendas, onde falamos mais sobre a divulgação do seu evento.

Hora de movimentar seu pessoal

O foco aqui será na movimentação das suas vendas, quem vai movimentar as pessoas do seu evento? Quem será a porta de acesso para que as pessoas possam ir ao seu evento?

Nessa etapa, você deve ter em mente qual é a sua meta de público, ou seja, quantas pessoas você estima que irão ao seu evento.

Vamos imaginar que sua equipe estipulou a meta de 1500 ingressos vendidos, a partir desse valor, você deverá estipular pequenas metas para alcançar o resultado final.

Mas como isso pode ser feito? De certa forma é simples, você deve pensar em quais serão os seus canais de venda, e quantos ingressos cada um desses canais deverá vender.

Vamos supor que você realizará suas vendas por meio de promoters, plantões de venda com o pessoal da sua entidade acadêmica e por meio de uma plataforma online. A partir daí, sua meta de 1500 ingressos pode ser quebrada e pequenas metas, como por exemplo, 600 ingressos vendidos por promoters, 200 vendidos em plantões de venda e 700 vendidos de forma online.

Já ficou mais fácil de trabalhar assim, mas você ainda deve ir além! Para vender 600 ingressos, quantos promoters eu devo ter? Qual é a meta de vendas individual de cada um?

Dos 700 ingressos que estimo vender online, que ações posso tomar para isso acontecer? Quantas postagens devo ter no meu cronograma?

Pensar dessa forma vai fazer você dar um passo além nas suas vendas, vai te diferenciar de muitos outros eventos universitários que ocorrem por aí, e pode até mesmo te colocar na frente da festa daquela entidade concorrente da cidade.

Ter metas claras, objetivas e realistas dentro da sua equipe com certeza vai potencializar seus resultados! E você pode criar muitos planos a partir daí!

Com as metas destrinchadas, uma dica para impulsionar o resultado dos seus promoters é trabalhar com um sistema de bonificações, por exemplo, a cada 30 ingressos vendidos o promoters ganha um ingresso/ 5% do valor vendido/ acesso ao camarote/ acesso ao backstage(Obs: Lembre-se de incluir essas bonificações no seu orçamento prévio).


Como recrutar os promoters

Agora que você já pegou a ideia, vamos voltar para aquela pergunta que fizemos antes, quem são as pessoas que podem vender seu evento?

E a resposta para essa pergunta é ainda mais simples, qualquer um pode vender seu evento! Desde que você saiba passar as responsabilidades e metas para essa pessoa, que garanta que ela esteja alinhado com o propósito do seu evento, discutido anteriormente na nossa matéria exclusiva sobre a concepção do seu evento. Você precisa mostrar para seu pessoal que você acredita no seu evento, que ele tem potencial e que acima de tudo, tem organização e planejamento.

Só assim seu vendedor vai conseguir internalizar isso, agir como dono, com um propósito, e dar o sangue nas vendas.

Além disso, você deve manter uma constante motivação do seu pessoal, principalmente para aqueles vendedores que não fazem parte da gestão da sua entidade. É muito comum você ver festas recrutando pessoas carismáticas e que são conhecidas na cidade, e isso não é uma ideia ruim, mas só isso não basta!

Essa pessoa não sabe o que rola dentro da sua entidade, e não sabe dos perrengues que vocês passam para organizar tudo, então ela ainda não está alinhada ao propósito, e esse vai ser o seu desafio! Pegar essa galera e fazerem eles entenderem o porquê eles estão ali.

Como falamos anteriormente, qualquer um pode vender seu evento, mas é claro que a escolha dessas pessoas pode ser pensada de forma estratégica.

Um erro muito comum cometido por organizadores na hora de escolher os promoters é que eles sempre escolhem pessoas que estão dentro do seu círculo social, e é a partir disso que eles não conseguem expandir suas vendas para uma gama de pessoas que são qualificadas para o público definido da festa.

Se você quer vender muito, você deve sair da sua bolha social e procurar pessoas que convivem com círculos de amizade diferentes, essas pessoas vão convidar os amigos delas, que vão convidar mais pessoas e a partir daí que você cria uma grande rede de divulgação e atinge pessoas que você jamais atingiria dentro do seu convívio.

Muito importante: Mantenha o controle!


Você nunca deve parar de procurar por promoters, é normal que o desempenho deles tenha picos e recaídas, e você deve sempre garantir que terão mais pessoas para compensar essas eventuais quedas nas vendas.

Algo que você talvez possa estar se perguntando é como organizar tantos promoters e a quantidade de vendas de cada um? Existem alguns modelos que você pode usar para realizar esse controle, mas para poupar muito seu trabalho, te convidamos a conhecer nossa plataforma gratuita, que te permite gerenciar promoters, faturamento, quantidade vendida por cada um e outras informações valiosas para qualquer organizador de eventos.



Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você se sentir mais preparado para o seu grande evento, lembrando que a cheers está sempre a disposição para ajudar :)


Não deixe de conferir também o vídeo explicativo! com o sócio fundador da Cheers Daniel Paulatti


E se você é daqueles que não gosta de perder nada, acesse também nossa entrevista exclusiva sobre Marketing e divulgação para sua atlética!

Uma planilha gratuita para seus eventos

Chegou até aqui e ainda não fez seu orçamento prévio?
Para deixar tudo muito mais fácil para você, vamos disponibilizar uma planilha totalmente gratuita para definir o seu orçamento prévio! Nós da Cheers desejamos um ótimo evento e estamos sempre à disposição!
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Daniel Paulatti

Sócio fundador da Cheers


Autor
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Leonardo Andrade

Diretor de conteúdos na Cheers


Escritor

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