Erros que você precisa evitar na construção de seu plano de sócios

Quer evitar ter dores de cabeça desnecessárias com seus planos de sócios? Confira agora pontos que você precisa evitar na construção deles.
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Diferentemente do ato de vender produtos e eventos, a venda de planos de sócios tem chances de erros bem maiores. Afinal, não é um serviço tão popularmente conhecido como produtos e eventos. Até mesmo para diretores e membros planos de sócios chega a ser um assunto desconhecido em alguns pontos. Tanto é que uma das maiores queixas que ouvimos é a dificuldade em vender esse planos. E bem, como vender algo que até você tem dúvida?

Difícil, né?

Você acaba deixando de transmitir confiança.

Para tentar diminuir essa sua falta de confiança, listaremos os principais erros quando falamos de planos de sócios para você se familiarizar e evitar isso.

Erro #01: Não definir público-alvo para cada um de seus planos

Antes de explicar mais sobre esse erro, voltemos um pouco…

Você sabe o que é
Público-alvo?

De acordo com a Rock Content (a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina), público-alvo “é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas”.

Em outras palavras, seria um grupo de possíveis clientes de sua marca que são agrupados justamente por alguma característica que possui em comum como por exemplo, gostos ou hobbies. Através dessa classificação em grupos, você consegue pensar em formas de atrair a atenção desses clientes.

Certo, mas qual o problema de não definir seu público-alvo?

T-O-D-O-S.

Isso porque você já começa seu projeto errado.

Independente de qual nicho seja, desde eventos a plano de sócios, você precisa entender qual grupo você deseja atingir para traçar os próximos passos. No caso de plano de sócios, você pensa na linguagem mais apropriada que deve utilizar, os benefícios e parceiros que deve procurar, que tipos de conteúdos nas redes pode chamar a atenção desse público e assim vai.

Logo, definir seu público-alvo para cada um dos planos é primordial para seguir com o planejamento de criação ou reformulação.

Se não definir, é capaz de atingir o grupo errado ou não atingir ninguém.

Erro #02: Não criar benefícios atrativos


Com os seus públicos-alvos mapeados, fica um pouco mais fácil entender o que é atrativo ou não para eles.

Afinal, o atrativo é relativo. O que pode ser atrativo para mim que sou atleta, pode não ser atrativo para você que é festeiro(a) raiz que vai em evento todo final de semana.
Nesse sentido, para cada plano diferente que criar é imprescindível criar benefícios atrativos e diferentes. Isso vai fazer com que você atinja mais pessoas possíveis e aumente o nível de identificação do seu público com os planos.

Além disso, ter planos com finalidades diferentes com os mesmos benefícios não desperta nem a vontade de comprar um segundo plano para ter mais benefícios simultâneos.

Erro #03: Não ir atrás de parcerias

Sabemos que nesse Brasilzão falamos com pessoas de diferentes realidades e consequentemente estados. Algumas questões que levantamos pode parecer um pouco fora da realidade em que vivem, mas esse erro em específico precisa ser entendido por todos como um erro, independente da realidade de sua entidade.

Por que eu digo isso?

Simples, não ir atrás de parceria mesmo que seja para ouvir um não é se fechar para o mercado.

Ao ir atrás de possíveis parceiros ao contatar marcar que fazem sentido para sua entidade, você está fazendo sua entidade ser enxergada e conhecida pelo mercado.

E é justamente nesse conhecer que as marcas despertam desejo de criar laços com seu público e ver o quanto é vantajoso ser parceiro de sua entidade.

Por exemplo, ao se buscar parceria com um nutricionista esportivo ele pode enxergar uma ótima oportunidade para ele conquistar mais clientes ao ver que sua entidade possui atletas sérios e comprometidos com a saúde própria. A mesma coisa se aplica a fisioterapeutas.

Não tenha medo de vender a imagem de sua entidade ao mercado.

Você pode receber vários nãos, mas só de saberem que vocês existem já é um bom começo para ser observada pelas marcas.

Erro #04: Não colocar preços justos para ambos os lados

Todos sabem como o universitário costuma ser pobre, não é?

As bolsas de estágio ou de pesquisa normalmente são baixas para o tanto de gasto e investimento que precisam fazer seja para o estudo, sobrevivência, saúde ou lazer.

Seguindo essa linha de raciocínio, muitas vezes como criadores de planos de sócios, vocês podem pensar que cobrar menos é o ideal porque senão ninguém comprará e sofrerão hate na falecida rede do passarinho.
Esse pensamento é errôneo em certa parte.

Realmente precisa-se pensar na realidade do seu público-alvo (olha você usando os conhecimentos que acabou de aprender), os universitários. Porém precisa-se colocar na balança os benefícios que você está oferecendo para seus planos.

Não adianta você ter comprador, mas no final as contas não se pagarem.

Um exemplo prático para melhor entender seria o plano de sócios voltado ao público de atletas. Vamos dizer que quando você e sua equipe montaram os benefícios viu que fazia sentido montar um plano mensal onde o atleta poderia jogar todos os treinos esportes coletivos do mês só com o valor plano + desconto na consumação de parceiros no valor de apenas R$ 45. Na hora que montaram tudo parecia lindo, mas no dia a dia as contas não fechavam. Isso porque cada treino coletivo custava em média R$ 7 por atleta para pagar a quadra e o treinador, eram 5 esportes e cada um tinha 1 treino por semana. Em tese, por semana o atleta jogando as 5 modalidades por semana custava R$ 35, no mês R$ 140. Por mês, cada atleta dava o prejuízo de R$ 105.

Nessa situação percebe que acaba sendo justo apenas para um dos lados?

Tudo bem que se olharmos para o lado de cobrar R$ 140 em um plano, pode assustar. Mas existe o meio termo dos dois.

Será que os benefícios precisam abordar todas as modalidades coletivas? Não pode ser uma ou duas, por exemplo? Quantos atletas de sua entidade são poliatletas?

Vale mapear tudo isso para não sair no prejuízo.

Citamos um caso hipotético de plano esportivo, mas isso vale para todos os outros que vocês criaram ou vão criar.

Erro #05: Não usar uma plataforma de vendas adequada

Sua entidade pode ter mapeado e planejado tudo bonitinho, mas se na hora de sair do papel vocês já deslizarem de início, tudo pode virar um caos e trazer um efeito reverso do que querem fazer.

Se continuarem resistentes a usar a tecnologia ao favor de vocês, por exemplo, logo mais uma bomba de desorganização estoura. Imagine cobrar (e controlar) os planos de sócios de sua entidade manualmente, daria certo?

No primeiro momento pode até dar, mas imagine ao longo dos meses e a quantidade de papel ou linhas de planilhas gastas. Logo mais você se perderia ainda mais quando tivesse que passar para seu sucessor essas informações.

Nesse caso, o ideal é recorrer a tecnologia. Diminui seu tempo gasto pensando, cobrando, organizando e controlando.

Uma ferramenta que pode te ajudar perfeitamente nisso por conta do seu tempo de existência no mercado e também seus mais de 4.300 entidades, é a Cheers.

Se você ainda não configurou seu plano, mas deseja configurar clique abaixo!

Erro #06: Não realizar um planejamento de redes sociais adequado

Tudo pode estar redondo, mas se também não tiver um planejamento de vendas para as redes sociais pode ser um lançamento de plano de sócios pouco eficaz.

Por ser um assunto relativamente novo no mundo universitário, já que a maior parte do tempo falamos de eventos e produtos, é completamente normal ter dúvidas em como comunicar sua venda.

Nesse sentido, criamos um material para te ajudar a pensar melhor sobre isso.

Erro #07: Não saber vender seu plano de sócios

Além de saber trabalhar suas redes sociais com o assunto, também é preciso saber vender no boca a boca.

Muitas oportunidades surgem em conversas corriqueiras e cabe você se treinar para não deixar as oportunidades passarem.

Para saber como se comunicar, também temos um artigo no nosso blog que pode te ajudar nessa questão.
Agora que já apontamos os principais erros, já pode suspirar aliviado(a)!

Só colocar as dicas na prática e vai estourar nas vendas.

Bora vender?

Gabriela Rapp
Gabriela Rapp

Marketing de Conteúdo


Escritora

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

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