Pontos que você precisa evitar na construção da sua coleção

Cansado de ter dores de cabeça desnecessárias com as coleções de produtos? Confira agora pontos que você precisa evitar na construção dela.
Cheers blog


Como já dizia a pensadora contemporânea Jojo Toddynho, “Guerreira, meu amor, é Xena. A gente é sobrecarregada”. Depois disso, os Diretores de Produtos nunca mais foram os mesmos. Deixaram de viver como galinhas guerreiras e só aceitaram o fardo de ser sobrecarregados mesmo.

Afinal, cá entre nós, esses anjos na Terra sofrem com gosto em época de coleção de produtos. Isso porque além de lidar com clientes, lidam com os temidos fornecedores.

Para tentar diminuir o caos que é a época de coleção de produtos, listamos alguns pontos que você deve evitar ao longo do planejamento e confecção.

Abre o bloco de notas do celular e bora lá!

Ponto #01 - Não realizar o planejamento da coleção

Como já falamos em outros materiais por aqui, planejar é imprescindível para que tudo ocorra bem na organização, produção e venda da sua coleção de produtos.

Abra o
calendário de planejamento e separe os prazos para realizar o brainstorm da coleção, definição dos produtos, criação dos produtos, tempo de alteração dos produtos, apresentação para a gestão divulgação nas redes, cadastro dos produtos na plataforma de vendas e entre outros.

Caso ainda tenha dúvida sobre o tema, leia nosso artigo sobre 
6 passos para lançar produtos do zero!

Ponto #02 - Não fazer uma pesquisa de público para entender quais produtos terão mais demanda

O segundo mantra que você precisa levar consigo quando se você cria produtos, além do planejamento, é “você não cria a coleção para você usar e sim, seu público”. Mantra enorme, mas que deveria ser colado em toda salas de atléticas que estão lendo esse artigo no momento.

Pode não fazer muito sentido no primeiro momento, já que você vende para universitário e provavelmente você é um. Mas precisa lembrar que vive em uma bolha social que muitos universitários da sua faculdade não estão inseridos. Logo, não possuem os mesmos gostos musicais, gostos de lugar, gostos de vestuário.
Nesse sentido, é claro que não conseguirá agradar a todos. Porém, tem como tentar agradar o máximo possível após uma pesquisa de público.

Essa pesquisa pode ocorrer de duas formas: através de um formulário ou nos stories do Instagram oficial da entidade. Pelo formulário, você pode criar várias perguntas de seleção única para decidir produtos da mesma categoria. Por exemplo, bucket, chapéu de palha, boné e viseira. Tendo direito a escolher uma só alternativa, você consegue entender o que eles esperam. Isso você pode fazer para todas as categorias.

Já no Instagram, sua equipe de marketing pode usar uma imagem de alguma pessoa usando produtos da coleção passada e criar enquetes nos stories de alguns produtos para saber qual rumo tomar.

Lembrando que isso é uma pesquisa. Não necessariamente você precisa seguir a opção mais votada, isso porque envolve fornecedores e também a comunicação da atlética. Não adianta nada você elaborar um design em cima de um produto que não comunica com a marca. Exemplo: Uma atlética que não tenha time esportivo, realizar a confecção de uma bag esportiva. Talvez uma sacochila saia bem mais para eles do que uma bag.

Ponto #03 - Não ter uma equipe de direção de arte ou pessoas contratadas para isso

Às vezes você pode pensar que por estar na faculdade, não necessariamente as coisas precisam passar um ar profissional.

Realmente as coisas precisam ser ser mais leves que o corporativismo, mas nem por isso você deve deixar sua entidade passar uma imagem de desorganização através de produtos e artes em geral. Nesse sentido, se você não ter uma pessoa em sua equipe que tenha uma habilidade em ferramentas de edição de imagem e realize artes com frequência, é ideal que contrate algum externo para desenvolver sua coleção.

Além de se tratar de um investimento na identidade da atlética, evitará frustrações da parte de sua equipe quanto a desentendimentos com o fornecedor por não entregar no formato que ele pediu ou pelas peças não agradarem o público final.

Lembre-se que os produtos são a vitrine de sua entidade. Por onde seus clientes andarem pela cidade, estarão divulgando a sua marca.

Você não precisa contratar aquele profissional que está há anos no mercado para dar um ar profissional, dê oportunidades para outros estudantes da sua universidade que trabalham nesse ramo. Se for o caso, peça indicação para outras atléticas ou vá direto para a atlética de comunicação de sua faculdade.

Olhe o portfólio (documento com outros trabalhos desse designer) de cada um, peça os orçamentos e então decida qual melhor se encaixa na sua realidade.

Ponto #04 - Não escutar sua equipe na hora de desenhar a coleção

A depender do tamanho de sua equipe, entendemos o quanto é difícil escutar todo mundo. Entretanto, tente ouvir a maioria. Seja o Diretor de cada área ou os coordenadores. Isso porque através desse ato de escutar você pode descobrir coisas que você não sabia. Por exemplo, descobre que os atletas da entidade estão sentindo falta de um meião padronizado para os jogos ou então de uma bag esportiva.

Já seu time de cheerleading está com uma necessidade de criar um uniforme de treino ou de uma garrafinha padronizada para ir as competições, sua equipe de bateria está precisando de uma camiseta para ser uniforme de apresentações do dia a dia…
É bem complexo, sabemos.

Também sabemos que é impossível atender todas as demandas. Mas tem como ter jogo de cintura para lidar com essas situações. Para saber como, leia mais em nosso artigo que fala sobre como alinhar as sub-entidades dentro de uma entidade-mor.

Ponto #05 - Não economizar dinheiro na produção dos produtos

Um dos maiores erros universitários é não economizar dinheiro na produção dos produtos. Sabemos que se comparado há 10 anos atrás, hoje em dia temos muito mais fornecedores especializados.

O problema é quando não temos tempo de ir atrás de outros fornecedores e por pressa, aceita qualquer um (mesmo que seja mais caro). Ou pior, não saber nem por onde começar a procurar.

Pensando em minimizar todos esses problemas, criamos um serviço gratuito chamado
Cheers Supply que fará isso e muito mais por você.

Se quiser saber mais, chame nosso especialista.

Ponto #06 - Não ter uma plataforma de vendas

Se você ainda não está em uma plataforma de vendas de produtos, você está parado no tempo!

Vender tudo por formulários, ou no boca a boca limita muito as vendas e consequentemente pode trazer grandes erros como: esquecer de mandar algum pedido personalizado para o fornecedor, ter preenchimento duplicado e campo não preenchido.

E bem, a Cheers está aqui justamente para automatizar todo esse processo. Usando a plataforma você poderá vender tudo de maneira online ou presencial, acompanhar suas vendas em tempo real, com Dashboards, gráficos intuitivos e muito mais!
Sem falar que você pode criar formulários específicos para seus produtos de maneira obrigatória, ou seja, ninguém pode comprar se não responder o nome de personalização e o número, por exemplo.

Se você ainda não nos conhece, te convidamos a
conhecer a Cheers. Você não vai se arrepender em conhecer o maior marketplace universitário do Brasil.

Ponto #07 - Não realizar a pré-venda da coleção

Muitas entidades ainda não entenderam a necessidade de realizar a pré-venda, tentam arriscar em vendas a pronta entrega e se frustram.

Para quem ainda não está familiarizado com os termos, pré-venda são produtos feitos sob encomenda e pronta entrega é quando os produtos não são feitos sob encomenda, então o tamanho que tem são aqueles expostos e é isso.

A pré-venda, além da possibilidade de personalizar produtos com nomes e números diferentes, tem a chance da entidade arrecadar um capital para então pagar os fornecedores com uma margem de folga e entender qual a demanda do público.

Ponto #08 - Não ter produtos a pronta entrega

Depois de falar da pré, precisamos falar da pronta entrega.

Se sua entidade tem orçamento para pedir produtos a mais, peça aqueles que tem mais saídas.

Sempre aparece um perdido na sala da entidade perguntando se tem caneca e tirante a pronta entrega, ainda mais perto da data das festas ou de entrada de calouro.

Peça os produtos coringas como caneca, tirante, doleira, que vendem o ano todo igual água. Não precisa ter medo de não vender!

Ponto #09 - Não ter um calendário de divulgação da coleção

Do que adiantar ter a faca e o queijo na mão e não ter a ação que falta? Vem comigo que você vai entender.

Em outras palavras, o que adianta ter um bom planejamento, bons fornecedores e não ter uma calendário de divulgação para ajudar a impulsionar as vendas da coleção?

Nesse sentido, montamos um calendário de divulgação para te ajudar nessa missão.

Ponto #10: Não estar preparado para feedbacks negativos

Mesmo com o melhor produto, sempre vai ter alguém para reclamar!

Você e sua equipe precisam estar preparados para isso:

1. Não deixe que nenhum membro da entidade responda o comentário negativo feito sobre a coleção. Isso não só pode, como vai piorar a situação;

2. Não deixe que nenhum membro da entidade faça indiretas ao dono do comentário nas redes sociais. Isso porque esse membro representa a entidade como um todo;
3. Centralize o poder de resposta para a conta principal da entidade (em caso de redes sociais) ou do Diretor de produtos em grupos de whatsapp. No caso de grupo, é fundamental ser solícito e mostrar que quer entender o problema e resolver. Após isso, chame a pessoa no privado e permita que fale sobre o problema apontado;

4. Em casos de problemas resolvíveis como tamanho pequeno demais, costura torta, nome errado, tom de cores erradas tente o quanto antes falar com o fornecedor para resolver a questão. Não prometa nada ao cliente antes de saber se é possível. Se ainda sim não for, tente ver com sua entidade a possibilidade de um reembolso. Deixar o cliente chateado com sua marca, nunca é legal.


Ufa, depois de tantos pontos tenho certeza que você tá mais do que preparado para se sair melhor ainda na próxima coleção, não é mesmo?

Boa sorte!

Gabriela Rapp
Gabriela Rapp

Marketing de Conteúdo


Escritora

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.