Conheça as estruturas que não podem faltar no seu evento!

Descubra quais são as estruturas essenciais para seu evento!
Cheers blog

Conheça as estruturas que não podem faltar no seu evento!

Você já foi em um evento em que as filas da portaria estavam enormes, que você perdia muito tempo para ir no banheiro e que ainda por cima, o som estava muito baixo?

Esses são exemplos de como uma estrutura mal executada pode queimar seu evento, ninguém recomendaria um evento assim para um amigo, não é?

Hoje vamos falar sobre como você pode organizar e tomar as melhores decisões na hora de escolher quais estruturas estarão presentes no seu evento! Você vai aprender:


  • Como definir quais estruturas são essenciais ou não.
  • Como alinhar as estruturas à concepção do seu evento.
  • Quais são as estruturas mais recorrentes no eventos.

Mas, se você ainda não conferiu nossa matéria exclusiva sobre a concepção do seu evento. Recomendamos fortemente que você leia! São poucos minutos de leitura que vão fazer toda a diferença para a compreensão do assunto de hoje!


Sem mais enrolação, bora pra esse conteúdo que será passado de forma simples e direta!

Definindo as estruturas

O primeiro passo quando falamos de estrutura é definir o que não pode faltar para o seu evento funcionar, e o que poderia ser deixado de lado. Para isso, vamos te ensinar a usar a técnica de priorização!

Mas quais são os tipos de estrutura que devo ter em mente? As mais comuns de todo evento são: Som, Luzes cênicas, palco, Banheiros, tendas, bares, estrutura da portaria, cercados, iluminação, eletricidade, decoração (panos, luzes decorativas, elementos temáticos), área de descanso(sofás, assentos, redes).

Antes de já sair colocando tudo que você acha legal no seu evento, você deve ter em mente que a definição da sua estrutura, assim como qualquer parte da sua produção, deve estar atrelada à concepção do seu evento, que basicamente define data, local, horário, e qualquer outra decisão no seu planejamento

Imagine que você definiu que seu evento será de tarde, na sua concepção, pois a ideia é fazer um sunset, você gastaria grande parte do seu orçamento em luzes de palco?

Provavelmente sua resposta foi não, não faria sentido dentro da concepção que foi estabelecida, você deve focar seus esforços e gastos com estrutura de uma forma que seja condizente com seu planejamento e decisões tomadas anteriormente.

Mapear o que não pode faltar no seu evento e o que faz mais sentido com a concepção criada vai te ajudar a definir quais estruturas são essenciais e quais não são, para que você possa equilibrar seu orçamento prévio da melhor forma possível.

Defina o que é essencial

A essa altura do seu evento, você já deve ter realizado seu orçamento prévio, ou seja, já definiu o quanto você tem disponível para gastar com estrutura. O recomendado é que você comece pelos seus itens essenciais, como palco, som e luzes, que se não estiverem presentes, simplesmente faz com que seu evento deixe de fazer sentido. As outras estruturas dependem totalmente do que foi estipulado para o seu evento, se é local fechado, se já tem banheiros, se já tem estrutura de bar e etc. Você deve ponderar o que vai fazer falta dentro do parâmetros estabelecidos, e tomar as providências para incluir na sua organização.

Lembrando que na escolha das estruturas essenciais, você deve ter como prioridade a segurança do seu público, se a falta de uma determinada estrutura compromete a segurança de alguém, isso nunca deve ser deixado de lado.

O que sobrou, não é essencial

Depois de definir tudo o que é essencial, se você ainda tiver espaço no orçamento, está na hora de pensar em outras estruturas secundárias que irão agregar na experiência da sua festa. Geralmente, esses pontos estão mais atrelados a decoração, áreas de descanso, ou até mesmo versões melhores das estruturas essenciais.

São nas estruturas não essenciais que você deve abusar da sua criatividade, pois é esse espaço de sobra no seu orçamento que muitas vezes torna o seu evento um diferencial, pois você terá uma maior abertura para para melhorar a experiência do seu público.

Mas novamente, tudo vai depender da sua concepção, se a sua ideia é fazer uma festa temática de halloween, deixar a decoração como segundo plano vai comprometer muito a experiência do seu público, estão deve ser cogitada como uma estrutura essencial nesse caso.

Depois de entender como você deve separar as coisas, vamos falar um pouco sobre cada uma das principais estruturas que estão presentes nos eventos.

Luz e som

Muitas vezes o que vai definir a estrutura do som no seu evento serão as atrações, cada uma exige um tipo específico de equipamentos e estruturas, chamadas de Rider técnico.


Então na hora de fechar suas atrações, fica sempre atento nas exigências de estrutura que elas precisam para fazer o show rodar, por mais que o cachê se encaixe no seu orçamento, o Rider pode ultrapassar seu orçamento de estrutura.

Geralmente, os fornecedores de som também trabalham com as luzes decorativas do palco, você pode contratar ambos juntos para tornar o preço mais atrativo.

Se quiser saber mais sobre como escolher suas atrações, não deixe de conferir nossa matéria exclusiva de como montar sua Line-up ideal.

Palco

Os palcos também têm uma influência direta com o tipo das atrações que você irá contratar, se você quiser fechar com uma banda de samba, por exemplo, vai precisar de uma estrutura de palco maior. O preço dos palcos varia de acordo com a altura e suas demais dimensões, então pense nisso também na hora de montar sua Line-up.

E claro, o principal fator que interfere no seu palco é o local, dependendo do tamanho, se é fechado ou não, o local praticamente moldar como será o seu palco.
Junto a estrutura de palco, você pode considerar as estruturas de camarote, que geralmente são fechados junto com os fornecedores do palco

Banheiros


Se o local não fornece a quantidade necessária de banheiros para o seu público, você deve providenciar uma quantidade que atenda seu público, negligenciar banheiros é uma das maiores reclamações de quem frequenta os eventos, você provavelmente já passou por isso. Se não quiser um evento mal falado, pense bem nas quantidades de banheiros.


Lembre sempre também de contar com imprevistos, os banheiros sempre estão sujeitos a quebrar, então trabalhe com uma margem de segurança.

Uma média que você pode levar em conta é de 10 banheiros a cada 500 homens e 12 banheiros a cada 500 mulheres.

Tendas

As tendas devem ser levadas em conta se o local do seu evento for aberto, e principalmente se for de dia, você precisa fornecer um espaço com sombra que comporte todo o seu público, além de que também, dependendo da época do ano, ou seja, da data do seu evento, a probabilidade de chuvas é muito maior, e as pessoas precisam de um local adequado para se protegerem.

Gerador elétrico

Locais fechados geralmente já possuem um gerador ou energia elétrica própria, mas os locais abertos precisam de uma estrutura de energia para fazer o som, as luzes e outros equipamentos funcionarem.

No caso de locais fechados, sempre teste a fiação e a eletricidade antes do evento, se tiver orçamento disponível, você pode cogitar contratar um gerador reserva para evitar imprevistos.

Bar, caixa e bilheteria

Locais abertos geralmente também não tem essas estruturas, então você terá de contratar estruturas de paletes, balcões, mesas, o que for mais conveniente.

Apesar de não ter essas estruturas prontas, alguns locais abertos já contam com um estoque de paletes para locação, você pode cogitar em contratar em conjunto com a locação.

Luzes de serviço

Diferente das luzes de palco, essas luzes servem para iluminar os ambientes de trabalho, como os bares e caixas. Se o seu evento for de noite, esses custos se tornam mais necessários e essenciais para o seu evento, e em caso de locais abertos, provavelmente precisarão do auxílio do gerador.

Gradil

Grande parte dos eventos precisam de gradil, a quantidade será definida quando você montar o Layout do seu evento, mas é um custo que você deve ter em mente para restringir espaços e direcionar filas, por exemplo.


Como você já deve ter percebido, a parte de estrutura do evento é uma das que mais contém tópicos de atenção, e também uma das que mais encarece o orçamento. Para evitar conflitos com o seu planejamento e organização, a dica aqui é definir responsáveis por cada um desses tópicos, isso vai garantir que tenha pelo menos uma pessoa atrás de cada coisa, e você também saberá a quem deve direcionar os esforços e responsabilizar por algo.


Gostou desse tipo de conteúdo? Confira também tudo sobre como realizar o orçamento prévio do seu evento, uma etapa primordial e que deve ser feita com o máximo de cuidado!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você se sentir mais preparado para o seu grande evento, lembrando que a cheers está sempre a disposição para ajudar :)


Quer conferir mais detalhes e ainda conhecer o Case de sucesso em eventos da Atlética de Engenharia de Produção da UFPR? Não deixe de conferir  nosso vídeo explicativo! com o sócio fundador da Cheers Daniel Paulatti

Uma planilha gratuita para seus eventos

Chegou até aqui e ainda não fez seu orçamento prévio?
Para deixar tudo muito mais fácil para você, vamos disponibilizar uma planilha totalmente gratuita para definir o seu orçamento prévio! Nós da Cheers desejamos um ótimo evento e estamos sempre à disposição!
BAIXAR PLANILHA
Image Description
Daniel Paulatti

Sócio fundador da Cheers


Autor
Image Description
Leonardo Andrade

Diretor de conteúdos na Cheers


Escritor

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.