COMO ESCOLHER O LOCAL IDEAL DO SEU EVENTO

Saiba todos os impactos que seu local trás ao seu evento e defina qual o ideal para você
Cheers blog

LOCAL: O COMEÇO DE TUDO

Se você chegou até aqui é porque realmente está disposto a fazer o seu evento funcionar, e quer entender todos os detalhes sobre como fazer tudo dar certo!

Hoje vamos falar de algo que pode ser o grande aliado ou o grande vilão do seu evento, o local! Mas antes de tudo, se você ainda não conferiu nossa matéria sobre como realizar a concepção do seu evento, recomendamos fortemente que você confira antes, é uma leitura bem rápida e vai fazer toda a diferença para essa etapa.


Aqui você vai aprender a:


  • Como escolher o local ideal
  • Como o local influencia nos serviços
  • Como o local influencia na estrutura do evento
  • O que observar quando visitar o local


Então sem mais delongas, bora entender todos os detalhes sobre o local do seu evento e garantir que ele vai ser seu maior aliado!

O espaço define todo o resto

A escolha do local sempre deve ser tomada com muita cautela, pois diferente de outros fatores, o espaço escolhido influencia diretamente na data, estrutura, atrações, especificações técnicas e legais e diversas outras etapas da produção, e por isso, é um dos pontos que mais pesa na hora de definir o seu orçamento prévio.

Devido a isso, o local deve ser um dos primeiros passos a ser definido, já que ele guiará todos os demais. Com isso em mente, vamos as influências que o local exerce nos serviços e na estrutura do seu evento.


O local pesa muito nos serviços do evento?


Sim, em muitos casos, o proprietário do local exige que você use os serviços dele, que são incluídos ao local, como seguranças, equipe de limpeza, caixa, equipe de bar, bombeiros e dentre outras possibilidades. Isso pode ser um problema pois o valor desses serviços podem ser mais caros, e também te limita de contratar seus serviços e parceiros de confiança, com quem você já trabalhou em eventos anteriores. É importante você já ter isso em mente na hora de negociar por um local, para evitar ser condicionado a algo que pode não ser o ideal para a sua organização.

Lembrando que tudo depende do contexto, o local pode oferecer sim serviços de qualidade e confiança, o que facilita a etapa de produção.

Como o espaço escolhido influencia na estrutura

A estrutura é um dos pontos mais comprometidos pelo local. Se o local for aberto, por exemplo, dificilmente ele terá estrutura de palco, luzes, som, bares e banheiros, e você terá gastos a mais para contratar essas estruturas à parte.

Devido a isso, no geral, os custos de locação de locais abertos são menores, porém ele necessariamente envolverá outros custos. Locais fechados, por sua vez, são mais caros, porém evitam outros tipos de custos. Para definir isso, você terá de ponderar seus custos e valores com a concepção do seu evento para analisar o que faz mais sentido para a ocasião.

É importante ressaltar que o custo aqui não é o único que importa, o local não deve ir contra o que você estipulou na concepção do seu evento, pois isso pode tirar todo o sentido e proposta de valor que você criou.

Imagine que você está muito animado para ir em um evento sunset, com uma banda de pagode, você está quase para comprar seu ingresso, mas vê na divulgação do evento que será em um local fechado… Você ainda iria no evento?

Provavelmente sua resposta foi não, por que não faz sentido ir em um evento sunset que será dentro de um salão fechado, não é? E caso você ainda queira ir, provavelmente vai ficar insatisfeito.

Esse é um exemplo claro da percepção que as pessoas podem ter do seu evento se o local não for apropriado a concepção que você criou. A sua equipe de vendas irá vender a ideia da concepção, se o seu público chegar no local e não encontrar a ideia que foi vendida, isso gerará uma frustração.

Quer saber mais sobre a estrutura do seu evento? Clique para acessar a matéria exclusiva sobre esse tópico

Mão na massa, visite o local!

Jamais bata o martelo em um local que você ou sua equipe não visitaram, antes de tudo, você deve ir até o local para ter certeza de que: Seu público caberá lá e ficará confortável; tem espaço para o palco; O espaço para os bares e banheiros é adequado; A fiação e encanamentos estão funcionando bem e se o layout condiz com o seu evento.

Você tem que conseguir imaginar sua festa dentro do local para fechar seu local, se não conseguir idealizar isso, provavelmente aquele não é o local adequado para você.


Dica: Comece a ver o local 3 meses antes do seu evento, pois como já foi dito anteriormente, ele deve ser o primeiro a ser definido!

Com esses pontos em mente, dificilmente você vai errar na hora de escolher seu local, planeje bem e com antecedência, e temos certeza de que você terá sucesso no seu evento!

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira também tudo sobre como realizar o orçamento prévio do seu evento, uma etapa primordial e que deve ser feita com o máximo de cuidado!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você se sentir mais preparado para o seu grande evento, lembrando que a cheers está sempre a disposição para ajudar :)


Não deixe de conferir também o vídeo explicativo! com o sócio fundador da Cheers Daniel Paulatti

Uma planilha gratuita para seus eventos

Chegou até aqui e ainda não fez seu orçamento prévio?
Para deixar tudo muito mais fácil para você, vamos disponibilizar uma planilha totalmente gratuita para definir o seu orçamento prévio! Nós da Cheers desejamos um ótimo evento e estamos sempre à disposição!
BAIXAR PLANILHA
Image Description
Daniel Paulatti

Sócio fundador da Cheers


Autor
Image Description
Leonardo Andrade

Diretor de conteúdos na Cheers


Escritor

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.