Saiba como usar a funcionalidade de Certificados em poucos cliques

05 passos fantástico que vão te ajudar a usar a funcionalidade de certificado de horas da melhor forma
Cheers blog


Agora que já podemos falar abertamente dessa nova funcionalidade fantástica, por que não munir todos os universicheers de conhecimento para usar e abusar dos certificados nos eventos de suas entidades?

É exatamente por isso que estamos aqui hoje!

Vamos mostrar como é simples para você como organizador aplicar os certificados em seus eventos e você como usuário a receber seu Certificheers (péssimo trocadilho, eu sei).

Preparado(a)? Vem comigo!

Item #01: Requisitos para emitir os certificados

Antes de mostrar o passo a passo, vamos começar do início.

O que uma entidade precisa ter para poder emitir o certificado?

  • Como a pergunta já revela, precisa ser uma entidade, ou seja, não tem como um usuário emitir um certificado para um outro usuário;
  • Ter uma página ativa e verificada na Cheers;
  • Criar um evento com a categoria de “Evento Acadêmico”. Se selecionar outra categoria em sua criação, a funcionalidade não será liberada;
  • Criar um evento que não esteja selecionado como “teste”;
  • Ter pelo menos um ingressos do evento comprado e lido no evento pra ter para quem emitir os certificados.

Item #02: Como acessar a funcionalidade de certificados


Requisitos passados, vamos para o começo do passo a passo mais fácil que você já viu.

Após criar seu evento e configurar como “Evento Acadêmico”, direcione seu mouse para o nosso menu no canto esquerdo da tela e selecione a opção “Certificados”. Ela estará logo após a categoria de “Entrada”.

Item #03: Entendendo a nova funcionalidade

Ao clicar na categoria “Certificados” você vai perceber que ela te dará duas possibilidades: configurar e emitir.

Na parte de configurar você terá alguns campos objetivos que darão forma as informações e ao design do certificado do seu evento. Em questões de personalização imagética você poderá definir o modelo e a cor principal a ser utilizada.

Agora se tratando da personalização de texto você poderá editar o nome do evento para que não saia aquele trocadilho inapropriado que possa ter usado e a carga horária. A data e horário será a mesma que configuraram no evento. Já as informações pessoais como CPF e nome do usuário, não serão editáveis. Puxará diretamente dos dados cadastrados na conta do usuário. Logo, se algum usuário reclamar do nome ou do CPF que aparecerá no certificado peça para que ele reveja o cadastro na plataforma.

Além disso, tem a opção de vincular o certificado a Universidade em casos de alguma parceria.

Logo abaixo a essa opção você consegue visualizar uma prévia para verificar se todas as informações estão corretas.

Mudando para
a parte de emitir, você terá acesso a uma listagem de todos os certificados gerados. Sendo que você pode escolher a forma de envio: pela plataforma ou baixando manualmente e enviando pelo canal desejado.

Assim como na parte de ingressos, daremos a possibilidade de buscar um certificado pelo nome do usuário, CPF ou pelo lote emitido.

O diferencial dessa parte (e que eu particularmente acho mais legal) é que você consegue ver o grau de presença do cliente no evento através do número de vezes que os QR Codes emitidos foram lidos. Exemplo: seu evento é um evento de três dias e para cada dia você configurou a geração de um novo QR Code. Se ele não ir em algum dos dias ou entrar sem validar o QR Code, a % da presença dele será afetada. A mesma coisa seria para um evento de um dia com várias pautas e cada pauta ter seu QR Code. Se ele deixar de validar o ingresso, independente do motivo, sua % de participação será afetada.

Para finalizar, temos a parte de status para você confirmar se o certificado foi emitido ou ainda falta ser enviado.

Item #04: Mesmo evento, certificados diferentes

Como falamos no tópico anterior, (quase) tudo pode ser editável.

Nesse sentido, se você quiser variar a cor do certificado, formato ou até mesmo a carga horária a depender do participante, é permitido.

Porém tome cuidado com as edições. É importante ter algo padronizado para as pessoas entenderem que houve um planejamento e organização por parte da entidade.

Item #05: Cuidado!

Como toda e qualquer funcionalidade, existem alguns detalhes que precisa ficar em alerta. Um desses casos na parte de certificados, por exemplo, é a relação das horas inseridas pelo organizador no certificado e a % de presença.

A % de presença inicialmente não vai interferir no dado que o organizador preencheu. Logo, se o organizador colocar que são 10 horas de carga horária total do evento, mas o usuário teve presença de 50%, o sistema não vai alterar. Permanecerá as 10 horas inseridas pelo organizador.

Nesse sentido, cabe conferir a presença (quantos ingressos foram lidos do usuário) antes de gerar o certificado e enviar.

Lembrando também que se escolher enviar o certificado por email não tem como cancelar o envio, somente se baixar.

Com todas essas informações você já está preparado para gerar sua primeira leva de certificados!


Se ainda sim tiver dúvidas, acesse nosso FAQ para ter acesso a mais informações.

Gabriela Rapp
Gabriela Rapp

Marketing de Conteúdo


Escritora

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.