A importância do Layout na execução de um evento de sucesso

Melhore a experiência dos participantes e maximize os resultados com um layout estratégico e atrativo!
Cheers blog

evite problemas com o mapa do seu evento!

Ter o layout do seu evento é literalmente ter um mapa do evento que guiará importantes tomadas de decisão, pontos estratégicos da estrutura e dos postos de trabalho, qualquer organizador de evento deve ter o layout fixado na cabeça para encontrar soluções de maneira simples e rápida.

Então, se você está organizando um evento universitário agora, você não pode deixar essa ferramenta de lado! Confira a matéria completa e aprenda como desenvolver o seu layout sem muitas dificuldades! Aqui você vai aprender a:


  • Por onde começar no Layout
  • Quais são as principais praças do evento
  • Que tipo de problemas um bom Layout evita no seu evento


Mas antes de começar, se você ainda não conferiu nossa matéria sobre o local do seu evento, já avisamos que ela vai facilitar muito essa etapa, então corre lá para conferir, é uma leitura bem rápida!


Por onde começar?


A primeira coisa que você deve saber é que não precisa ser nenhum expert ou profissional para montar o seu layout, basta alguns simples passos que qualquer um é capaz de fazer. Mas então vamos entender o que é o layout:

Layout basicamente é o desenho do seu evento, como que tudo vai estar posicionado para que a operação possa ser realizada da melhor maneira, simples assim.

Um bom layout é essencial para o dimensionamento da sua equipe nos postos de trabalho, e também descobrir quais tipos de estrutura deverão ser providenciadas, além de facilitar muito a organização e visualização do evento.

O primeiro passo para montar o seu Layout é visitando o espaço, você deve ir até o local e imaginar como as coisas estarão posicionadas e desenhar o fluxo de pessoas, por onde elas entram, onde acessam a bilheteria, onde validam os ingressos, onde ocorre a revista e todas as etapas obrigatórias para a entrada no evento.

A partir daí, as pessoas podem ir para diversas praças do evento, como caixa, palco, e para isso, você já pode pensar em como deixar tudo o mais sinalizado possível para facilitar o fluxo e evitar aglomerações desnecessárias.

A melhor coisa que você pode fazer é levar papel e caneta e desenhar tudo o que vê, para não deixar nenhum detalhe importante passar. Desenhe o espaço e defina todas as praças, que basicamente são os locais em que terão pessoas trabalhando. E para facilitar para você, deixamos algumas das praças mais recorrentes nos eventos universitários.

Principais praças:

  • Entrada
  • Bilheteria
  • Validação de ingressos
  • Revista
  • Caixa
  • Tenda de acolhimento
  • Pista
  • Palco

Cada uma dessas praças terão um número de pessoas trabalhando, e ter isso bem definido no layout te ajudará a organizar e determinar a quantidade de pessoas que deverá estar em cada praça.

Junto do desenho, você pode fazer anotações, ao visitar o local da bilheteria por exemplo, você pode notar que falta um balcão e cadeiras, tudo isso deve ser anotado e repassado para os responsáveis pela estrutura do seu evento.

Uma boa estratégia é levar também todos os principais responsáveis pelo evento, os diretores/ CO's, para que no local vocês possam levantar considerações e soluções para o melhor desempenho do seu evento.

Pontos de atenção na definição do Layout

Algumas decisões no seu layout podem comprometer muito o rendimento do seu evento, então listamos aqui alguns pontos que devem sempre ser evitados na hora de selecionar os espaços que cada praça irá ocupar.


1- O bar não deve ficar longe do caixa, pois isso diminui muito o consumo, ninguém quer ficar cruzando a festa para comprar fichas.

2- Evite o caixa perto do palco, as filas se misturam com as pessoas da pista e pode gerar confusão.

3- Os Estoques de bebidas e gelo devem sempre estar perto do bar, cruzar a festa com caixas de bebida não é uma boa ideia.

5- As filas no geral não devem estar muito próximas para não se misturarem, por exemplo, colocar duas praças em "esquinas" próximas.

6- As tendas do acolhimento não podem ficar perto de locais que geram muita aglomeração, já que isso pode atrapalhar o trabalho da equipe de socorro.

Agora que você tem essas valiosas dicas para desenvolver o layout do seu evento, você pode dar um passo além e simplificar todo o processo com a Cheers! Nossa plataforma é projetada especialmente para auxiliar na venda e organização de planos de associação, proporcionando uma experiência fácil e eficiente. Esqueça planilhas complexas e ineficientes! Organize tudo de forma automática, divulgue seus parceiros via App e notificações e foque no que realmente importa: fornecer um ambiente acadêmico estimulante e repleto de oportunidades para seus membros.



Gostou desse tipo de conteúdo? Confira também tudo sobre como realizar o orçamento prévio do seu evento, uma etapa primordial e que deve ser feita com o máximo de cuidado!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você se sentir mais preparado para o seu grande evento, lembrando que a cheers está sempre a disposição para ajudar :)


Quer conferir mais detalhes? Não deixe de conferir  nosso vídeo explicativo! com o sócio fundador da Cheers Daniel Paulatti

Image Description
Leonardo Andrade

Diretor de conteúdos na Cheers


Escritor

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.