Negociação na organização de eventos: como lidar com fornecedores

Conheça dicas indispensáveis para cada um dos tipos de negociação envolvidos nos eventos universitáiros
Cheers blog

Negociação na organização de eventos: como lidar com fornecedores

Negociar é uma habilidade essencial para qualquer organizador de eventos universitários. A negociação permite que você tenha uma maior flexibilidade e gere muitas oportunidades!

Uma boa negociação pode fazer com que você realize um evento com a qualidade que você espera, por um preço muito mais acessível, essa é uma chave pouco explorada por diversos organizadores de eventos, e que pode abrir muitas portas para que o seu evento seja um sucesso.

Então se você é um organizador de eventos que ainda tem pouca experiência no quesito das negociações e contato com os fornecedores, vamos te deixar por dentro de tudo nessa leitura rápida! Aqui você vai aprender:

  • Quais os principais critérios para observar em uma negociação
  • Negociar com atrações
  • Negociar com os fornecedores de bebidas
  • Negociar as estruturas
  • Negociar os serviços
  • Negociar com o local

Mas, se você ainda não conferiu nossa matéria exclusiva sobre o seu orçamento prévio. Recomendamos fortemente que você leia! São poucos minutos de leitura que vão fazer toda a diferença para a compreensão do assunto de hoje!


Negociando com as atrações

A contratação de uma atração é uma parte crucial da organização de eventos universitários. Além do custo direto do cachê do artista, é importante levar em consideração os custos indiretos, como transporte, alimentação e hospedagem, que se não forem levados em consideração logo no início, podem causar dores de cabeça na hora de encaixar tudo no seu orçamento.

Alguns pontos de atenção aqui são avaliar a possibilidade de um contrato colocado, onde o artista é responsável pelos seus próprios custos indiretos, ou também a opção de "dobrar o artista", que é quando o artista já tem shows na região e você faz uma parceria com a festa para dividir os custos.

Essas opções são estratégias que podem ser muitos úteis para a redução de custos do seu evento.

Se você está interessado em mais detalhes sobre a escolha e negociação das atrações do seu evento, acesse nossa matéria exclusiva sobre atrações


Negociando as bebidas

Para realizar uma negociação eficiente, é necessário estar bem informado sobre o mercado de bebidas, conhecer os preços praticados pelos fornecedores e estar ciente dos custos envolvidos.

O primeiro passo para uma negociação bem-sucedida é fazer uma pesquisa de mercado. É importante conhecer os preços praticados pelos fornecedores e ter uma noção dos custos envolvidos, como o transporte das bebidas e a mão de obra necessária para o serviço de bar.

Depois de fazer a pesquisa, é importante estabelecer um orçamento para as bebidas. É fundamental saber qual é o valor máximo que a organização pode pagar e ter isso em mente durante a negociação.

Ao entrar em contato com os fornecedores, você deve ter em mente que a negociação não deve ser apenas sobre preço. Outros fatores como forma de pagamento podem ser o fator decisivo para o seu contrato.

E é aqui que entramos com o contrato consignado! Esse tipo de contrato é um acordo em que a organização paga apenas pelo que foi consumido, o que pode ser uma opção interessante para reduzir os custos. No entanto, é importante negociar bem as condições do contrato, como o preço e a quantidade mínima de consumo exigida.



Negociando o Local


Ao alugar um espaço para o seu evento universitário, é importante avaliar não apenas os preços, mas também o que está incluído no contrato. Muitos locais oferecem estruturas e serviços inclusos, como gradil, paletes, palco, som, banheiros e seguranças. É importante avaliar se esses serviços são opcionais ou obrigatórios, e se vale a pena fechar serviços já com o local para reduzir custos.

Se um local está com o preço muito bom, mas te obriga a contratar outros serviços e estruturas por um preço acima do mercado, esse contrato pode não ser tão viável assim.

Outro ponto é a questão da confiança, se você já realizou eventos anteriormente você já tem um leque de fornecedores em que confia, e quer manter na sua produção. É necessário pensar se quer abrir mão desses fornecedores pelo local escolhido.

arte da gestão 

para saber mais sobre a locação do seu evento, clique aqui

Negociando a estrutura


Ao organizar um evento universitário, uma das maiores despesas é geralmente a estrutura necessária para o seu sucesso. Isso pode incluir palcos, tendas, grades, banheiros químicos, iluminação, equipamentos de som e muito mais. Negociar essas estruturas com fornecedores pode ser um desafio, mas é essencial para garantir que você obtenha os melhores preços e os serviços necessários para o seu evento.

Aqui, é importante ter em mente que o preço nem sempre é o único fator a ser considerado. Certifique-se de entender completamente o que está incluído no pacote de estrutura que eles oferecem, pois pode haver itens adicionais que não são necessários para o seu evento. Além disso, verifique se há possibilidade de personalização do pacote, para que você possa pagar apenas pelos serviços que realmente precisa.

Outra dica é fazer sua pesquisa com antecedência. Conheça os preços médios do mercado e saiba exatamente o que você precisa para o seu evento. Com essas informações em mãos, você terá uma base sólida para negociar preços mais justos e adequados para o seu orçamento.

Por fim, não tenha medo de pedir descontos ou brindes. Muitos fornecedores estão dispostos a oferecer preços mais baixos se souberem que você está comparando preços com outros fornecedores. Além disso, eles podem estar dispostos a incluir itens extras ou serviços adicionais como parte do negócio. Lembre-se de que a negociação é uma arte e, quanto mais você praticar, melhores serão suas habilidades e resultados.


Quer saber mais sobre a estrutura do seu evento? Acesse nossa matéria exclusiva!

Negociando os Serviços

Por fim, vamos falar um pouco sobre a negociação dos serviços do seu evento, como equipes de segurança e socorristas. Embora seja difícil reduzir o preço desses serviços, é possível reduzir o número de funcionários necessários, mas lembre-se, isso jamais deverá comprometer a segurança dos participantes.

Por exemplo, se você pedir para a empresa que fornecerá os seguranças te indicar um número de pessoas para trabalhar, eles podem jogar um número muito alto, e que não é necessário, então você deve pensar em um número adequado para o seu evento, e isso depende de muitos fatores. Se quiser saber mais sobre, temos uma matéria exclusiva sobre serviços em que levantamos esses tópicos!


Par saber mais sobre os serviços do seu evento, clique aqui


Depois de passarmos por tudo, uma dica final é sempre avaliar todos os custos envolvidos e levar em conta o que está incluído no contrato para buscar reduzir os custos ao máximo possível. Com essas dicas, você estará pronto para realizar negociações de sucesso na organização do seu evento universitário, boa sorte! E lembre-se, a Cheers sempre está aqui disposta a te ajudar ;)


Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você se sentir mais preparado para o seu grande evento, lembrando que a cheers está sempre a disposição para ajudar :)


Não deixe de conferir também o vídeo explicativo! com o sócio fundador da Cheers Daniel Paulatti


E se você é daqueles que não gosta de perder nada, acesse também nossa entrevista exclusiva sobre Marketing e divulgação para sua atlética!

Uma planilha gratuita para seus eventos

Chegou até aqui e ainda não fez seu orçamento prévio?
Para deixar tudo muito mais fácil para você, vamos disponibilizar uma planilha totalmente gratuita para definir o seu orçamento prévio! Nós da Cheers desejamos um ótimo evento e estamos sempre à disposição!
BAIXAR PLANILHA
Image Description
Daniel Paulatti

Sócio fundador da Cheers


Autor
Image Description
Leonardo Andrade

Diretor de conteúdos na Cheers


Escritor

Já conhece a maior rede universitária do Brasil?

Somos a Cheers, uma empresa focada em trazer as melhores soluções para o ecossistema universitário!

Cheers blog

Você também vai gostar...

Top 5 produtos que os universitários mais compram

Se você está com aquela dúvida cruel sobre qual o próximo produto lançar na sua entidade, ou se só quer ficar por dentro das tendências do mundo universitário, essa matéria é a certa para você!

Como calcular os custos e definir os preços de lote do seu evento

Encontrar todos os custos envolvidos no evento costuma ser uma das maiores dificuldades das entidades. Por mais que sejam gastadas horas pensando em tudo, quase sempre algo é deixado para trás.